Projeto

PROCEDIMENTOS: (etapas)

1ª FASE - ESTUDO PRELIMINAR E VIABILIDADE CONSTRUTIVA

É a etapa em que o profissional colhe junto ao cliente as principais informações e os dados que vão nortear o futuro projeto.

Proposta gráfica enfocando plástica, funcionalidade, viabilidade técnica e imperativos legais. Reunião para critérios e diretrizes das soluções estético-funcionais. Levantamento físico-documental.

Visita ao terreno.

Montagem das peças, distribuições e necessidades da casa.

Coleta de materiais com cliente (fotos, revistas, etc.).

Questionário de informações.

Proposta plástico/conceitual/descritiva.

Apresentação de Maquete Virtual.

Nessa fase do projeto o contratante e o arquiteto devem propor todas as modificações necessárias para se passar à fase seguinte.

 

2ª Fase – Anteprojeto

Desenvolvimento do estudo com definição estética, estrutural e instalações complementares, análise conjunta dos Projetos Complementares.

Correções técnicas e conceituais.

Elaboração de "briefing" contendo pontos e equipamentos relativos aos projetos elétrico/hidráulico/lógico/telefônico/TV a cabo. (Discussão relação custo/benefício).

Solicitação de documentos para aprovação de projeto.

Nesta etapa do projeto arquitetônico são confeccionados:

Memorial Descritivo Sugerido.

Orçamento (preço da obra).

Cronograma Físico-Financeiro.

Cujo objetivo é o equilíbrio entre custo da obra e a projeto solicitado/proposto. A idéia  básica é  que nesta etapa de projeto equacione-se o perfil: Capacidade de consumo x desejo de projeto. Assim o projeto poderá ser retrabalhado para atingir este equilíbrio.



3ª Fase - Projeto legal - órgão municipal

Desenhos e textos exigidos por leis, decretos, portarias ou normas, e relativos aos diversos órgãos públicos ou concessionárias, os quais o projeto legal deve ser submetido para análise e aprovação.

Alvará da Prefeitura.

Correções necessárias.

Pranchas solicitadas e pertinentes ao projeto arquitetônico.


4ª Fase Coordenação de projetos complementares

A coordenação e orientação geral dos cálculos complementares ao projeto arquitetônico tais como: Elétrico, Hidráulico, Estrutural, Segurança, Telefônico, Lógica, TV a Cabo, Esgoto, Água Quente, Água Fria, Captação e reutilização de Águas Pluviais Impermeabilização. Realizados profissionais legalmente habitados para sua execução, e inclusos na contratação.