PROCEDIMENTOS: (etapas)
1ª FASE - ESTUDO PRELIMINAR E VIABILIDADE CONSTRUTIVA
É a etapa em que o profissional colhe junto ao cliente as principais informações e os dados que vão nortear o futuro projeto.
Proposta gráfica enfocando plástica, funcionalidade, viabilidade técnica e imperativos legais. Reunião para critérios e diretrizes das soluções estético-funcionais. Levantamento físico-documental.
Visita ao terreno.
Montagem das peças, distribuições e necessidades da casa.
Coleta de materiais com cliente (fotos, revistas, etc.).
Questionário de informações.
Proposta plástico/conceitual/descritiva.
Apresentação de Maquete Virtual.
Nessa fase do projeto o contratante e o arquiteto devem propor todas as modificações necessárias para se passar à fase seguinte.
2ª Fase – Anteprojeto
Desenvolvimento do estudo com definição estética, estrutural e instalações complementares, análise conjunta dos Projetos Complementares.
Correções técnicas e conceituais.
Elaboração de "briefing" contendo pontos e equipamentos relativos aos projetos elétrico/hidráulico/lógico/telefônico/TV a cabo. (Discussão relação custo/benefício).
Solicitação de documentos para aprovação de projeto.
Nesta etapa do projeto arquitetônico são confeccionados:
Memorial Descritivo Sugerido.
Orçamento (preço da obra).
Cronograma Físico-Financeiro.
Cujo objetivo é o equilíbrio entre custo da obra e a projeto solicitado/proposto. A idéia básica é que nesta etapa de projeto equacione-se o perfil: Capacidade de consumo x desejo de projeto. Assim o projeto poderá ser retrabalhado para atingir este equilíbrio.
3ª Fase - Projeto legal - órgão municipal
Desenhos e textos exigidos por leis, decretos, portarias ou normas, e relativos aos diversos órgãos públicos ou concessionárias, os quais o projeto legal deve ser submetido para análise e aprovação.
Alvará da Prefeitura.
Correções necessárias.
Pranchas solicitadas e pertinentes ao projeto arquitetônico.
4ª Fase Coordenação de projetos complementares
A coordenação e orientação geral dos cálculos complementares ao projeto arquitetônico tais como: Elétrico, Hidráulico, Estrutural, Segurança, Telefônico, Lógica, TV a Cabo, Esgoto, Água Quente, Água Fria, Captação e reutilização de Águas Pluviais Impermeabilização. Realizados profissionais legalmente habitados para sua execução, e inclusos na contratação.